O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Ivan Cordeiro (PL), rebateu boatos sobre seu posicionamento político. “Quem me conhece sabe que não existe possibilidade alguma de meu apoio a algum candidato do PT para governar a Bahia.”
Além disso, ele reforçou que seguirá a decisão do ex-presidente Bolsonaro. Em destaque, Ivan citou suas possíveis escolhas:
“Quero falar que eu vou votar no candidato apoiado por Bolsonaro e aí eu não sei ainda se é ACM Neto, se é Aleluia, se é João Roma do PL.”
Reforma da Lei Orgânica
Cordeiro comentou a revisão da Lei Orgânica Municipal, incluindo pautas sobre os direitos das mulheres e a possibilidade de reeleição para a presidência da Câmara. “Nós incluímos também agora a possibilidade de reeleição na presidência da mesa diretora, mas tudo isso será debatido entre os nossos pares.”
Região Metropolitana e hospital universitário
O vereador destacou a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista: “A região metropolitana vem pra preencher essa lacuna de falta de representatividade infelizmente que Conquista tem.”
No entanto, ele criticou a perda do hospital universitário para Paulo Afonso: “Conquista hoje representa uma região de dois milhões de baianos e baianas. Esse hospital já estava aprovado, mas infelizmente por decisão política ele foi pra Paulo Afonso.” Para pressionar o governo federal, anunciou audiência pública em 18 de setembro.
Infraestrutura e revitalização urbana
Por fim, Cordeiro falou sobre o antigo aeroporto, mobilidade, patrimônio histórico e revitalização do centro: “A gente precisa pensar realmente ali o que fazer com aquele espaço… é preciso realmente pensar essa questão da Ceasa, de como melhorar a circulação das pessoas ali.”
Segundo ele, Vitória da Conquista precisa “pensar grande” para não perder espaço em relação a outras cidades da Bahia.