A líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, fez uma forte denúncia nesta quinta-feira (16). Ela afirmou que o regime de Nicolás Maduro depende de fluxos ilegais ligados ao narcotráfico e outras atividades criminosas. Para a opositora, interromper esses esquemas é urgente.
A declaração ocorreu enquanto os Estados Unidos atacavam mais um navio de drogas no Caribe. Segundo Machado, essa rede ilegal mantém Maduro no poder.
“Como estrutura criminosa, o regime de Maduro se mantém por meio desses fluxos ilegais — do narcotráfico, do ouro de sangue, do contrabando de minerais, de seres humanos e de armas. Esses fluxos devem ser cortados; essa é a prioridade”, disse ela ao canal NTN24.
Além disso, Machado defendeu ação internacional imediata. Ela pediu que governos e agências divulguem informações sobre os negócios ilícitos da cúpula chavista. Com transparência, segundo ela, será possível enfraquecer o regime.
Por fim, a opositora destacou que a paz desejada pelos venezuelanos depende da liberdade. Para isso, bloquear os fluxos ilegais é um passo essencial para mudar o futuro do país.