O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, usou suas redes sociais para dar visibilidade a uma história que representa o poder da educação. Além disso, a iniciativa reforça o compromisso do Legislativo com a valorização da juventude conquistense.
Em publicação recente, Ivan destacou a trajetória de Hiaman Rodrigues Silva Santos, de 27 anos, aprovado no concurso de admissão à carreira de diplomata do Itamaraty. Para o presidente, reconhecer exemplos positivos é parte do papel institucional da Câmara.
“Histórias como a de Hiaman inspiram e servem como exemplo de dedicação e superação. Por isso, vale a pena sonhar e trabalhar pelo que acreditamos. Vitória da Conquista está orgulhosa”, afirmou Ivan Cordeiro.
Reconhecimento que partiu da Câmara Municipal
Esse reconhecimento não começou agora. No final do ano passado, por iniciativa de Ivan Cordeiro, a Câmara concedeu a Moção de Aplauso ao jovem, em razão de sua aprovação em um dos concursos mais concorridos do país.
Durante conversa registrada em vídeo, Ivan ressaltou que a conquista é individual. No entanto, também representa um avanço para toda a cidade. Desse modo, a história se torna referência para outros jovens.
“É uma conquista sua, mas também é uma conquista de Vitória da Conquista. Assim, nossa juventude pode se inspirar e acreditar que é possível chegar longe por meio do estudo”, destacou.
Educação e família como base da conquista
Ao longo da entrevista, Ivan fez questão de destacar o papel da educação e da família. Segundo Hiaman, toda a sua formação básica ocorreu em Vitória da Conquista, com apoio de bolsas de estudo. Depois disso, ele seguiu para a Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em Relações Internacionais e Economia.
Além disso, a preparação para o concurso exigiu disciplina e constância. O jovem relatou uma rotina intensa de estudos, que começava pela manhã e seguia até a noite. Por isso, ele reforça que o resultado veio com esforço diário.
Ivan destacou que histórias como essa precisam ser divulgadas. Dessa forma, o Poder Público ajuda a fortalecer a autoestima da juventude e valoriza o mérito acadêmico.
Compromisso com a juventude conquistense
Para Ivan Cordeiro, dar visibilidade a trajetórias como a de Hiaman faz parte de um compromisso maior com a cidade. Além de reconhecer talentos, a Câmara também incentiva outros jovens a persistirem nos estudos.
“Vitória da Conquista forma pessoas preparadas para representar a Bahia e o Brasil no mundo. Portanto, quando valorizamos essas histórias, mostramos que o futuro começa aqui”, afirmou o presidente.
Orgulho para a cidade
Por fim, Ivan desejou sucesso ao novo diplomata e reforçou que ele levará consigo o nome de Vitória da Conquista, da Bahia e do Brasil. Assim, a iniciativa do presidente da Câmara reforça o papel do Legislativo na promoção de exemplos que inspiram e transformam.


