Fechar Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
    Instagram YouTube
    Voz de Conquista
    domingo, agosto 31
    • Home
    • Notícias
    • Bahia
    • Vitória da Conquista
    • Geopolítica
    • Brasil
    • Economia
    • Saúde
    • Vídeos
    Voz de Conquista
    Início » Empréstimos ou armadilha? Oposição acusa descontrole na Bahia
    Bahia

    Empréstimos ou armadilha? Oposição acusa descontrole na Bahia

    Vinicius LimaPor Vinicius Limaagosto 28, 2025Nenhum comentário3 minutos lidos
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para criticar o 19º pedido de empréstimo encaminhado pelo governo Jerônimo Rodrigues em pouco mais de dois anos e meio de gestão. O novo projeto de lei autoriza a contratação de um crédito externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BID), com garantia da União, no valor equivalente a 4,5 bilhões de reais.

    Segundo o parlamentar, a oposição não é contra a contratação de crédito como ferramenta de antecipação de investimentos. No entanto, ele reforçou a preocupação com a quantidade de solicitações e a falta de clareza na aplicação dos recursos. “Não somos contra empréstimos. Muitas vezes eles viabilizam obras importantes, como hospitais, estradas e a ponte Salvador–Itaparica. Mas o que nos chama a atenção é a quantidade de pedidos. Já são 23 bilhões em empréstimos autorizados nesta gestão, número recorde em comparação a governos anteriores”, afirmou.

    Comparações com gestões anteriores

    Correia lembrou que o governador Jaques Wagner, em oito anos de mandato, solicitou cerca de 7 bilhões em empréstimos, enquanto Rui Costa, também em dois mandatos, obteve autorizações próximas de 13 bilhões. Assim, Jerônimo já superou a marca dos 23 bilhões em apenas dois anos e meio.

    Para o deputado, a justificativa de que a Bahia tem um dos menores níveis de endividamento do país não é suficiente. Afinal, mesmo com tantos recursos obtidos, os indicadores sociais continuam ruins. “O estado continua sendo o mais violento do país, mantém o maior número de analfabetos adultos e apresenta altos índices de desemprego e habitações precárias. Portanto, isso mostra que os recursos não estão sendo bem aplicados”, ressaltou.

    Cheque em branco ao governo

    Correia criticou ainda a falta de detalhamento dos projetos que serão financiados. Para ele, os deputados estão sendo convocados a entregar um “cheque em branco” ao Executivo, sem garantias de retorno efetivo para a população. “Não basta alegar que é apenas uma substituição de crédito, trocando uma dívida por outra. Na prática, isso se assemelha a pegar dinheiro com um agiota para pagar outro, sem resolver a raiz do problema”, ironizou.

    O exemplo de Salvador

    Apesar das críticas, Tiago Correia destacou que empréstimos podem ser positivos quando bem aplicados. Como exemplo, citou o caso de Salvador, cidade onde iniciou a carreira política como vereador. Segundo o deputado, boa parte da transformação da capital baiana na última década foi viabilizada graças a operações de crédito.

    “Quem conheceu Salvador há 10 anos sabe a diferença. Ruas esburacadas, pouca iluminação, orla degradada. Hoje a cidade é outra, e muito disso se deve a financiamentos bem administrados. A pergunta que fica é: onde estão as mudanças proporcionadas pelos empréstimos do governo estadual?”, questionou.

    Reflexão necessária

    Correia defendeu uma “pausa” para refletir sobre a forma como os recursos estão sendo utilizados. Nesse sentido, ele destacou que o governo precisa mostrar resultados concretos. “A minha preocupação é perder a oportunidade de usar esses bilhões para, de fato, mudar a vida de quem mais precisa. Dessa forma, o governo deve demonstrar de que maneira esses recursos produzirão resultados para os baianos. Sem isso, a oposição continuará votando contra”, concluiu.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Telegrama E-mail Copiar link

    Postagens relacionadas

    Diego Castro convoca ato de 7 de Setembro e promete “nova independência” contra o PT

    agosto 28, 2025

    No ato de filiação, fala de Wagner gera expectativa no cenário político

    agosto 27, 2025

    Vitória desembarca em Salvador sob forte policiamento após goleada histórica

    agosto 26, 2025

    Nasce a Conquista FM 92,5 – A Joia do Sertão Baiano

    agosto 22, 2025

    Visita técnica marca o início do Festival de Inverno Bahia 2025

    agosto 22, 2025

    Eleições Na Bahia em 2026: pesquisa aponta rejeição ao governo Jerônimo em meio à disputa com Neto

    agosto 22, 2025
    Últimas Notícias

    Velhas lideranças não querem nada com Conquista, critica Bibia

    agosto 30, 2025

    Motociata de Lula: Áudio Polêmico Gera Repercussão Online

    agosto 29, 2025

    “Que Jesus seja anunciado com clareza”: mensagem do Papa Leão XIV à Amazônia

    agosto 29, 2025

    Bolsonaro chora em prisão domiciliar: “Minha vida já acabou”

    agosto 28, 2025
    Instagram YouTube
    • Sobre
    • Contato
    • Política de Privacidade
    © 2025 Voz de Conquista - Todos os diretiros reservados.

    Digite o texto acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.